Loja Virtual

NOVIDADES

Alimentos funcionais: entenda a importância e inclua no seu cardápio | 15 Abril 2013

No programa alimentar Healthy Detox, a nutricionista Patricia Davidson Haiat recomenda a ingestão de alimentos funcionais, que ajudam na eliminação de toxinas en colaboram com a perda de peso. A seguir, conheça alguns alimentos funcionais consumidos pela participante Cíntia Araújo e inclua também no seu cardápio:

1 - Óleo de coco

O Óleo de Coco é composto de triglicerídeos de cadeira média, ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poliinsaturados. Todos estas gorduras têm propriedade excelentes para a saúde humana. O produto é muito útil nas dietas de emagrecimento. É de fácil digestão e ajuda no funcionamento saudável da tiroide e das enzimas necessárias para o nosso metabolismo. Estimula o metabolismo, removendo o estresse do pâncreas, ajudando a queimar mais calorias. O óleo também fortalece o sistema imunológico, uma vez que contém lipídios com atividade antimicrobiana, ácido láurico, ácido cáprico e ácido caprílico, com ações antifúngica, antibacteriana e antiviral. Ela ajuda na luta contra bactérias nocivas como a Listeria monocytogenes e Helicobacter pylori, e protozoários nocivos, tais como giardia lamblia.

2 - Sucos verdes

Se for feito com abacaxi, espinafre e agrião, é um potente diurético. Se preparado com laranja, couve e cenoura, pode auxiliar na manutenção do bronzeado da pele. Para acelerar o metabolismo, deve ser preparado com maçã, pepino e gengibre em 200 ml de água. O Suco Verde com maracujá e limão tem uma característica detoxificante.

3 - Hibisco

Suas folhas são ricas em vitamina A e B1, sais minerais e aminoácidos. Possuem ações emolientes, diuréticas e sedativas. Já as sementes de hibiscos são ricas em proteínas e, na África, são misturadas com farinha de feijão ou torradas como um substituto para o café. Os frutos são comestíveis e usados como antiescorbútico, enquanto as raízes são utilizadas no preparo de tônicos nas Filipinas. As flores, além de lindas, possuem antocianinas apresentando efeito diurético e reduzindo a pressão arterial. O cálice, parte da flor com coloração mais avermelhada e escura, é o elemento mais importante do hibisco. Tem elevado teor de antocianina, poderoso antioxidante e anti-inflamatório, que integra o grupo dos flavonóides. O chá de hibisco, feito a partir do cálice de flor, é uma das formas mais eficientes de se beneficiar dos efeitos da planta.

4 - Semente de chia

Originária do México e da Colômbia, a semente de chia é considerada umsuperalimento por sua quantidade de nutrientes. É riquíssima em cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, zinco, fibras e principalmente ômega 3. Todos esses nutrientes em ótima quantidade fazem desse grãozinho um grande aliado na redução dos problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão, no controle do colesterol e na desintoxicação do organismo ao colaborar no processo digestivo. Ao entrar em contato com água ou com o suco gástrico, a chia se transforma em um gel, que provoca ensação de saciedade prolongada, torna a digestão mais lenta e equilibra os níveis de glicose. Ou seja, a chia é uma super ajuda no emagrecimento.Você pode encontrar a semente no formato in natura, em farinha ou óleo. O sabor é bem suave e quase imperceptível, perfeito para ser misturado com outros alimentos como sucos, iogurte, leite e frutas.

5 - Chá verde

Acelera o metabolismo basal e diminui a deposição das gorduras no organismo, além de diminuir o apetite e facilitar a digestão. Esse efeito se deve em grande parte porque a bebida é rica em polifenóis e que a propriedade de queimar gorduras. Além disso, é um bom auxiliador na desintoxicação do fígado, órgão que precisa estar trabalhando a todo vapor no processo de emagrecimento. É um dos alimentos importantes para alcalinizar o organismo. É importante frisar que o chá verde tem cafeína e por isso não deve ser utilizado com moderação, principalmente. por pessoas hipertensas. O consumo deve ficar em até 3 xícaras médias por dia que podem ser ingeridos na forma fria ou quente, e se você não gosta do sabor amargo procure pingar umas gotinhas de limão ou misturá-lo a sucos de frutas.

6 - Suco de uva escura

O suco de uva possui substâncias antioxidantes com destaque para o resveratrol, antocianinas, proantocianina. Elas atuam na melhora da circulação sanguínea, dilatando os vasos sanguíneos, bem como reduzindo a inflamação, atuando diretamente no excesso de peso. São poucos os estudos que mostram a quantidade ideal de consumo, mas 120ml de suco de uva concentrado por dia já traz benefício a circulação e a saúde cardiovascular em geral. Escolha um suco de uva integral, sem açúcar, conservantes e corantes, de preferência orgânico para que você colha todos os benefícios da fruta.

7 - Couve-flor

A couve-flor é parte da família das brássicas, que são fontes de vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos, com propriedades anticarcinogênicas, ajudando a prevenir principalmente o câncer de mama. Suas fibras também formam um escudo contra o câncer do intestino. Ajuda a regular o sistema imunológico e auxilia na eliminação de produtos tóxicos (detoxificação). Outros alimentos que pertencem à família das brássicas são agrião, brócolis, brotos, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, couve-folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula. Recomenda-se uma xícara de brássicas por dia.

8 - Gengibre

Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substancias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Além do seu uso como antiinflamatorio e antioxidante, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco. Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos. Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

Fonte: Bem Estar GNT

VEJA OUTRAS NOVIDADES

Safra da Uva 2018 é marcada por grande qualidade | 10 Fevereiro 2018

A Safra da Uva 2018 na Serra Gaúcha foi marcada por produção de matéria dento da média histórica e com excelente qualidade das uvas. 

Entre 08 de janeiro e 06 de fevereiro, toda a nossa dedicação esteve focada no recebimento e processamento ...

Uva'Só no jornal Zero Hora - Suco de uva: saiba os benefícios e aprenda receitas | 09 Janeiro 2018

Para quem pensa que o Suco de Uva só pode ser consumido puro ou diluído em água, saiba que é possível utilizar esta preciosa bebida em receitas super nutritivas e saborosas! Através do comitê do projeto

Nutricionista da Econatura palestra sobre os benefícios do Suco de Uva | 24 Novembro 2017

Nesta semana nossa nutricionista Bruna esteve palestrando a respeito dos incríveis benefícios da uva e seus derivados na Semana Acadêmica do curso de graduação em Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) campus de Bento ...

Bagaço da uva tem potencial para substituir antioxidantes sintéticos e prevenir envelhecimento, diz pesquisa da Esalq | 26 Outubro 2017

O resíduo que é descartado na produção de vinhos tem potencial para substituir antioxidantes sintéticos utilizados em alimentos gordurosos e, de quebra, pode prevenir o envelhecimento. É o que aponta uma pesquisa multidisciplinar da Escola ...