Perguntas Frequentes
- Onde você está:
- Home
- Perguntas Frequentes
SUCO DE UVA
-
O que são os cristais que aparecem no fundo das garrafas de suco de uva?
O aparecimento dos cristais ocorre em todas as garrafas e é ocasionado pela precipitação do potássio que é um mineral bastante abundante no suco. Com o passar do tempo e com as baixas temperaturas da região da Serra Gaúcha, acabam se acumulando no fundo da garrafa. Inclusive, esta informação consta em nosso rótulo.
Muitas empresas realizam a filtração do suco, porém, como nosso processo é diferenciado e o engarrafamento ocorre imediatamente após a elaboração, esta filtragem não é realizada. Porém, você não precisa se preocupar pois o aparecimento destes cristais é absolutamente normal. Apesar de não fazerem mal se ingeridos, recomendamos cuidado pois alguns cristais podem ser mais rígidos e pontiagudos.
-
O suco Uva’Só é adoçado?
Não. A uva é uma fruta naturalmente rica em açúcar, principalmente frutose e glicose. Portanto, o suco de uva possui um sabor doce acentuado, proveniente da própria fruta, não sendo acrescentado açúcar, adoçantes, ou nenhum outro ingrediente.
-
Diabéticos podem consumir o suco Uva’Só?
Apesar de não ser adoçado, o suco Uva’Só é rico em açúcares naturais da uva. Portanto, o consumo deve ser orientado por médico ou nutricionista que tenha conhecimento a respeito dos aspectos de saúde do diabético, a fim de orientar o modo de consumo, quantidade e horários mais apropriados.
-
Se o suco não contém aditivos, como ocorre sua conservação?
O fator que garante a conservação do suco Uva’Só é a presença de vácuo no interior da garrafa. Isso significa que, embora seja possível perceber um espaço vazio abaixo da tampa da garrafa fechada, este espaço não contém ar, mas sim, o vácuo proveniente do processo de envase a quente. Portanto, a partir do momento em que a garrafa é aberta, ocorre entrada de ar na garrafa, sendo necessário que o suco seja mantido em geladeira e consumido em até 4 dias.
-
Por que são percebidos sabores distintos em diferentes lotes do suco Uva’Só?
As uvas utilizadas na produção de cada lote são provenientes de produtores diferentes, localizados em diferentes regiões geográficas. Assim, cada lote irá apresentar uma “personalidade” distinta, influenciada principalmente pelas condições climáticas durante o cultivo e colheita das uvas, impactando diretamente no sabor. Após a colheita, as uvas são processadas e o suco engarrafado em menos de 24h, o que faz com que nenhum lote seja igual ao outro.
-
O Suco Uva’Só deve ser consumido puro ou com água?
O suco Uva’Só não é diluído e nem concentrado, sendo caracterizado como suco integral. Desta forma, seu consumo pode ser feito de acordo com o gosto do consumidor, podendo ser servido puro ou misturado com água.
-
Quais são os benefícios à saúde atribuídos ao suco de uva?
O suco de uva vem sendo muito estudado devido aos inúmeros benefícios à saúde. Ao longo dos últimos anos, a Econatura tem apoiado pesquisas que comprovam estes benefícios. Para saber mais a respeito das descobertas mais importantes, acesse o site http://www.sucodeuvadobrasil.com.br/beneficios-asaude.
-
Suco de uva e vinho têm os mesmos benefícios para a saúde?
Estudos demonstram que os benefícios do consumo de vinho e suco de uva são semelhantes, porém devido às diferenças na composição (teor de antioxidantes, presença de álcool no vinho, etc) são responsáveis por efeitos diferentes no organismo. As vantagens do consumo do suco de uva incluem a possibilidade de consumo em vários momentos e em praticamente todos os ciclos da vida graças à ausência de álcool.
-
Quanto devo consumir por dia?
A quantidade diária de consumo varia de pessoa para pessoa, de acordo com as necessidades energéticas, presença de fatores que limitem o consumo, entre outros aspectos. Nossa sugestão é de que o suco seja consumido diariamente após as refeições.
VINAGRES
-
Como é elaborado o vinagre de vinho tinto Uva’Só?
O vinagre de vinho tinto é elaborado a partir da fermentação lenta e gradual do suco de uva, não sendo acrescentados, conservantes, corantes, etc.
-
Como é elaborado o vinagre balsâmico Uva’Só?
Após a elaboração do vinagre de vinho tinto, o mesmo poderá transformar-se em vinagre balsâmico a partir da adição de um preparado balsâmico de origem italiana que contém corante natural, extratos de ervas e carvalho, além da adição de açúcar orgânico.
-
Qual é a diferença entre o vinagre balsâmico Uva’Só e o vinagre balsâmico envelhecido Uva’Só?
Diferentemente do vinagre balsâmico tradicional, que é engarrafado logo após sua produção, o vinagre balsâmico envelhecido passa por um período de pelo menos seis meses em barril de carvalho, o que modifica seu sabor, tornando-o mais elaborado.
-
Como posso utilizar os vinagres?
Os vinagres podem ser utilizados no tempero de saladas, elaboração de molhos e finalização de pratos. Além disso os vinagres balsâmicos também podem ser reduzidos e utilizados em sobremesas, acompanhamento de carnes, ou onde você preferir.
-
O que são os aditivos que fazem parte dos ingredientes dos vinagres balsâmicos?
Para que se obtenha as características do vinagre balsâmico, é necessário que se acrescente certos componentes ao vinagre de vinho tinto. Além do preparado balsâmico proveniente da Itália composto pelo extrato de ervas e carvalho e corante caramelo (sendo este natural, de origem vegetal e extraído sem solventes sintéticos) é adicionado ainda o açúcar orgânico para ajustar o sabor do produto.
-
O consumo dos vinagres traz que benefícios à saúde?
O consumo dos Vinagres Uva’Só pode trazer benefícios à saúde, pois: são livres de calorias, gordura, sódio, glúten e conservantes; possuem sabor marcante, o que permite que se diminua ou se elimine o uso de sal nos temperos, podendo tornar suas preparações livres de sódio; podem substituir os molhos industrializados repletos de conservantes e gorduras; contêm antioxidantes por serem derivados da uva, que ajudam no combate aos radicais livres que podem provocar doenças; possuem propriedades que facilitam a digestão; são produzidos com uvas orgânicas, as quais são livres de agrotóxicos e mais ricas em antioxidantes; deixam as saladas muito mais saborosas, o que aumenta a preferência e o consumo destes alimentos saudáveis por pessoas que não tem o hábito de consumi-los.
-
Os vinagres não têm sulfito. O que é sulfito?
O sulfito, também chamado de dióxido de enxofre, ou anidrido sulfuroso (SO2) é um conservante de atividade antibacteriana e antioxidante. É um aditivo bastante utilizado em vinhos e vinagres. Para algumas pessoas, o consumo deste conservante pode desencadear reações alérgicas, dores de cabeça, entre outros sintomas.
-
Os vinagres balsâmicos têm como ingrediente açúcar orgânico. Então quem é diabético não pode consumir?
O ideal é que os diabéticos tenham sua alimentação orientada por médico ou nutricionista. Em geral, os vinagres balsâmicos são consumidos em pequenas quantidades, apenas como tempero para as refeições, e dessa forma a quantidade de açúcar ingerida costuma ser muito baixa.
FARINHAS
-
Como é elaborada a farinha de semente de uva Uva’Só?
Imediatamente após a prensagem das uvas para a extração do Suco Uva’Só, o bagaço resultante é peneirado para separação das cascas e sementes. Em seguida, as cascas e sementes são depositadas separadamente em secadores com circulação de ar quente, até que atinjam teor de umidade suficiente para serem estocadas até o momento de sua utilização. Após, as sementes passam por processo de prensagem, onde ocorre a extração a frio do óleo de semente de uva orgânico, sem a necessidade de utilizar solventes químicos. Na sequência, as sementes sem óleo são submetidas ao processo de moagem em moinho de pedra, até que atinjam a textura adequada, e em seguida a farinha é embalada.
-
Como é elaborada a farinha de casca de uva Uva’Só?
Imediatamente após a prensagem das uvas para a extração do Suco Uva’Só, o bagaço resultante é peneirado para separação das cascas e sementes. Em seguida, as cascas e sementes são depositadas em um secador com circulação de ar quente, até que atinjam teor de umidade suficiente para serem estocadas até o momento de sua utilização. Para a obtenção da farinha de casca, o único processo pelo qual as cascas são submetidas é a moagem, e logo após a farinha é embalada.
-
Quais são os efeitos benéficos do consumo da farinha de casca de uva Uva’Só?
Assim como a farinha de semente, também a farinha de casca de uva é bastante rica em fibras (50% de sua composição). As fibras são muito importantes pois colaboram com o bom funcionamento do intestino, aumentam a saciedade, etc. Mas o maior destaque está no elevado teor de resveratrol presente nas cascas. O resveratrol é um antioxidante reconhecido por suas funções na prevenção de diversas doenças, especialmente as doenças cardiovasculares, câncer, doenças neurodegenerativas, entre outras.
-
Quais são os efeitos benéficos do consumo da farinha de semente de uva Uva’Só?
Estudos indicam que, grande parte dos antioxidantes presentes nas uvas estão concentrados em suas sementes. Além disso, a Farinha não contém glúten e é composta por quase 50% de fibras, sendo predominantes as fibras insolúveis, que aumentam a sensação de saciedade e possuem papel muito importante no funcionamento intestinal. Desta forma, torna-se um alimento com grande potencial para enriquecer outros alimentos, agregando a estes excelente valor nutritivo.
-
Como posso consumir a farinha de semente de uva Uva’Só?
A farinha de semente de uva possui sabor e textura bastante neutros. Por isso pode ser adicionada a pães, biscoitos, vitaminas, iogurtes, massa de pizza, panqueca, entre muitos outros.
-
Como posso consumir a farinha de casca de uva Uva’Só?
Assim como a farinha de semente, pode ser adicionada a pães, biscoitos, vitaminas, iogurtes, massa de pizza, panqueca, entre muitos outros.
-
Posso substituir a farinha de trigo pela farinha de semente de uva e/ou pela farinha de casca de uva Uva’Só?
A farinha de semente de uva e a farinha de casca de uva não substituem a farinha de trigo, mas podem ser adicionadas às preparações para enriquecê-las com seu elevado teor de fibras e antioxidantes.
-
Quais são os antioxidantes presentes na farinha de semente de uva Uva’Só?
Os principais antioxidantes encontrados na farinha de sementes são os compostos fenólicos catequina, epicatequina, epigalocatequina, procianidinas (B1, B2, B3 e B4) e ácido gálico.
-
Quais são os antioxidantes presentes na farinha de casca de uva Uva’Só?
Além de polifenóis como o ácido clorogênico, epicatequina e quercetina, a farinha de casca tem como antioxidante principal o RESVERATROL, muito estudado devido ao seu poder de prevenir doenças como cardiopatias, câncer, doenças neurodegenerativas, entre outras.
-
O que são antioxidantes?
São moléculas que tem o poder de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células e o aparecimento de doenças.
-
O que são fibras?
As fibras são substâncias presentes em alimentos de origem vegetal que não podem ser digeridas pelo organismo. Entretanto, elas são utilizadas pelas bactérias do intestino, auxiliando no seu bom funcionamento. Além disso também aumentam a sensação de saciedade.
-
Qual a porcentagem de fibra das farinhas de semente e de casca se comparado com outras farinhas ou outros alimentos que também contém fibras?
Quando comparado com outros alimentos conhecidos por serem fontes de fibra, o teor de fibras da farinha de semente e farinha de casca (46% e 50% respectivamente) é maior do que a observada em flocos de aveia (9,1%), amêndoas (11,6%), gergelim (11,9%), farinha de centeio (15,5%) e linhaça (33,5%).
-
Qual a diferença entre a farinha de semente de uva e a farinha de casca de uva?
Embora ambas sejam bastante ricas em fibras (cerca de 50% da composição) e antioxidantes, cada farinha apresenta antioxidantes diferentes. Enquanto a farinha de semente é rica principalmente em catequina e epicatequina, o polifenol mais abundante da farinha de casca é o famoso e poderoso resveratrol. Também a utilização das farinhas pode variar, pois a farinha de casca apresenta cor e sabor que remetem à uva, e já a farinha de semente possui sabor e cor mais neutros.
-
Qual farinha Uva'Só é melhor, a de semente ou a de casca?
Nenhuma das farinhas pode ser considerada melhor que a outra, apenas sua composição e seus usos podem variar.
-
Qual a diferença entre farinha de semente de uva e extrato de semente de uva?
O extrato de semente de uva é obtido através de um processo onde são utilizados solventes que retiram das sementes alguns de seus compostos, como por exemplo os antioxidantes. Já a farinha de semente é obtida pela simples moagem das sementes de uva, logo após a prensagem mecânica das mesmas para a separação do óleo. Assim, a farinha de semente de uva trata-se de um produto puro, sem a utilização de qualquer solvente químico, resultando na obtenção dos antioxidantes, mas também de grande quantidade de fibras.
-
Qual a quantidade de farinha de semente de uva e de farinha de casca de uva que deve ser consumida diariamente?
Em relação ao consumo, embora a ciência já tenha comprovado as grandes quantidades de antioxidantes presentes tanto na farinha de semente de uva orgânica como na farinha de casca de uva orgânica, ainda não existem estudos clínicos que apontem uma quantidade diária recomendada. Por isso, nossa sugestão é que sejam utilizadas para enriquecer os alimentos, tais como vitaminas, iogurtes, granolas (pode-se acrescentar 1 colher de chá para cada porção) ou no preparo de bolos, biscoitos, pães e massas em geral (sugestão de 1 colher de sopa para cada xícara de outras farinhas). As quantidades e receitas podem variar de acordo com sua preferência.
ÓLEO DE SEMENTE DE UVA
-
Como é elaborado o óleo de semente de uva orgânico Uva’Só?
É elaborado a partir da prensagem a frio das sementes de uva bordô não fermentadas, provenientes da produção do suco de uva. O óleo não é refinado e é totalmente livre de resíduos de produtos químicos, já que sua extração é feita por meio de prensagem.
-
O óleo Uva’Só é refinado?
Não. O refinamento de óleos é utilizado para diminuir a quantidade de ácidos graxos livres e assim aumentar sua durabilidade. Entretanto, este processo acaba afetando as quantidades de antioxidantes naturais, fitoesterois e tocoferóis, e levando à formação de ácidos graxos trans.
-
Como o óleo Uva’Só pode ser consumido?
Nossa sugestão é que seja consumido na finalização de pratos e saladas, da mesma forma que é utilizado o azeite de oliva. Muitos consumidores também o utilizam como cosmético e como óleo para massagem.
-
O que é prensado a frio?
A prensagem a frio é um processo para extração de óleos, na qual as sementes são submetidas a uma máquina extrusora que realiza a separação do óleo. Assim, o produto não é exposto a tratamentos térmicos ou químicos, e desta forma retém maior quantidade de compostos benéficos, além de não conter resíduos de solventes químicos.
-
Quais os benefícios de consumir óleo de semente de uva?
Além de ser rico em ácidos graxos essenciais, principalmente o ômega-6, o óleo de semente de uva possui teor de antioxidantes superior aos outros óleos, principalmente os antioxidantes provenientes da uva, além da vitamina E. Também seu teor ômega-3 é superior ao encontrado em outros óleos vegetais. Possui elevada digestibilidade e é ideal para a finalização de pratos.
-
O que diferencia o óleo Uva'Só de outros óleos de semente de uva?
As sementes utilizadas para a extração do óleo Uva’Só são provenientes da elaboração de suco, e portanto não passam pelo período de fermentação ao qual são submetidas as sementes provenientes da elaboração de vinhos. Desta forma, é possível preservar boa parte dos compostos benéficos presentes nas sementes, originando óleo de melhor qualidade. A fermentação resulta em diminuição no conteúdo de Vitamina E (tocoferol), fosfolipídeos (atuam no bom funcionamento celular), ácido linoleico e ácidos graxos poli-insaturados totais. Além disso, o óleo Uva’Só é produzido com sementes orgânicas (livres de resíduos de pesticidas) de uvas Bordô. Quando comparadas a óleos de sementes de outras variedades, a variedade Bordô apresenta maiores quantidades de vitamina E, ácido linoleico, procianidinas e compostos fenólicos totais.